A partir de julho de 2019, o INSS promete fazer à distância todos os pedidos de benefícios, de revisões, de recursos, de cópias de processos e de outros serviços. Uma das formas de o segurado fazer pedidos é pela internet, e por isso é importante ver como se faz pra entrar no INSS pelo site Meu INSS (meu.inss.gov.br).
- 1) No celular, baixe (download) o aplicativo que chama “Meu INSS”, ou no computador, digite e vá no site “meu.inss.gov.br“.
- 2) Pra acessar o aplicativo ou o site pela primeira vez, o segurado precisa cadastrar uma senha, veja como é:
- 2.1) O INSS pede que complete o cadastro com as informações: Nome do segurado, CPF, data de nascimento, e nome da mãe do segurado.
- 2.2) O segurado precisa responder cinco perguntas sobre sua vida de como contribuiu/pagou para o INSS. Um exemplo de pergunta pode ser “Em que ano você foi contratado em seu emprego atual?”.
- 2.3) O segurado precisa ver a senha inicial que o INSS vai mostrar na tela, e guardar na memória ou anotar. Depois que entrar no Meu INSS pela primeira vez, o segurado precisa trocar a senha inicial por uma outra senha que seja só sua.
- 2.4) O segurado já pode entrar no INSS pela internet, pelo aplicativo ou pelo site “Meu INSS”, com o seu CPF e a senha inicial. E depois que mudar essa senha inicial por uma só sua, para acessar o INSS pela internet, o segurado vai precisar do seu CPF e da nova senha só sua que escolheu.
Agora o segurado que perguntou já pode entrar no INSS pela internet e fazer seus pedidos à distância!